» SERVIÇO SOS AUTISMO

» REDES SOCIAIS

» O SEU DONATIVO

» PARCEIROS

» NOTICIAS

Análise Comportamental Aplicada

 

ABA, Análise Comportamental Aplicada, é uma ciência baseada nos princípios do comportamento, com especial foco no condicionamento operante.

 

ABA foi primeiro desenvolvido por B.F.Skinner na década de 20 século XX. Para compreender o comportamento humano, é necessário compreender as suas causas e as susas consequências, o que é conhecido como abordagem do condicionamento operante.

 

Os operantes do comportamento são as ações intencionais que têm um efeito no ambiente circundante. Skinner estudou que fatores influênciam um comportamento a ocorrer com mais ou menos frequência. Baseando-se nos estudos de Thornike, Skinner propôs que o reforço de comportamentos torna-os mais prováveis a ser repetidos e a ausência de reforços ou castigos tende a estiguir os comportamentos. Assim, são definidos três tipos de operantes: 

 

Operantes neutros

 

Respostas do ambiente que não aumentam nem diminuem a probabilidade de um comportamento ser repetido

 

Reforços positivos

 

Respostas do ambiente que aumentam a probabilidade do comportamento de vir a repetir. Os reforços positivos podem ser positivos ou negativos. Os reforços positivos são respostas ao comportamento agradáveis que motivam a sua repetição e reforços negativos é a remoção de um aspeto desagradável que motiva a repetição do comportamento.

 

Castigo

 

O castigo é uma resposta desagradável a um comportamento indesejado. No entanto, os castigos trazem várias consequências contra-producentes:

  • os comportamentos regressam quando o castigo é removido

  • causam o aumento de comportamentos agressivos como forma de cooperar com os problemas

  • provocam medo que se pode generalizar a outros comportamentos

  • não levam necessariamenteao comportamento desejado

 

Taxa de respostas

 

Taxa de resposta Resposta Extinção

Contínuo

Lento

Rápido

Fixo

Rápido

Médio

Intervalo fixo

Médio

Médio

Variável

Rápido

Lento

Intervalo

Rápido

Lento

 

Aplicações

A análise de comportamentos aplicada tem várias aplicações:

 

Modificação do comportamento

São terapias baseadas no comportamento condicionante que tem como princípio a recompensa de respostas pretendidas e ausência de comportamentos ou castigos para comportamentos indesejados.

A aplicação do ABA em terapias não é simplesmente recompensar comportamentos pretendidos, pois assim torna-se apenas um suborno.

 

Modelação do comportamento

O condicionamento operante pode ser utilizado para modelar comportamentos complexos através de sucessivas aproximações ao comportamento pretendido. São utilizados reforços de forma a obter comportamentos cada vez mais próximos do objetivo a cada tentativa. As recompensas são alteradas sempre que o comportamento de altera em direção ao objetivo.

 

Economia de tokens

O reforço utilizado é um token, isto é, um objeto como uma moeda, um botão ou outro qualquer objeto que reperesente uma moeda de troca, que é trocado por recompensas. Desvantagem deste método, embora se mostrem resultados positivos em vários casos em ambientes controlados, é se instala uma dependência o que torna difícil a adaptação à realidade´

 

Críticas

Algumas das críticas ao ABA são:

  • Não são tidos em conta fatores cognitivos;
  • É uma teoria incompleta;
  • Não tem em consideração a aprendizagem social, isto é, aprender através da observação do comportameto de ouyros e não através de experiência pessoal.

 

 

Conteúdos retirados de

www.simplepsychology.com