» SERVIÇO SOS AUTISMO

» REDES SOCIAIS

» O SEU DONATIVO

» PARCEIROS

» NOTICIAS

Programas de intervenção

 

Programas Integrados

A intervenção ABA é mais eficaz quando é iniciada precicemente e quando a terapia é intensiva, ou seja, intervenções de 8horas diárias 5 vezes por semana em idade pré-escolar. Em alguns casos, após a intervenção intensiva, o comportamento observado da criança é indistinguível dos seus pares. No entanto, o Centro dispõe de programas mais curtos e programas abrangentes a todas as idades.


Intervenção Intensiva precoce

O programa de intervenção intensiva terá como base fundamental a análise do desenvolvimento em que se encontra a criança,ou seja, as suas competências e as suas dificuldades de acordo com a idade e a consideração de dois objectivos a trabalhar que serão escolhidos pelos pais. Os programas incluem seguro, instrumento de avaliação (mínimo de 8 horas), a própria avaliação e o delineamento do programa de intervenção.

 

Duração: 4h a 8h por dia num mínimo de 2 semanas ou 60 a 100 horas mensais.

Locais:

  • Margem Sul

    • Colégio Campo de Flores 

    • Escola EB1/JI Trafaria 

  • Lisboa

    • Salesianos de Lisboa

    • Tutor T

  • Porto

    • Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

Idades: 18 meses aos 7 anos

 

Intervenção Intensiva 

Os Programas de Intervenção não-precoce são pensados para as crianças em idade escolar e a frequentar o ensino Básico. O principal objetivo deste programa é ajudar as crianças a adquirir competências de Socialização, Comunicação e Independência, de modo a facilitar-lhes a sua integração na escola. Realizam-se visitas semanais à comunidade (supermercado, lojas, parques) para que a criança e o adolescente se torne independente e se sinta parte da comunidade que a rodeia. Programas que são geralmente feitos em Centro na sua totalidade ou parcialmente quando conjugados com os desenvolvidos na escola (In School) ou no domicílio (In Home).

 

Idades: a partir dos 7 anos

 

Intervenção Médio-Intensiva

Só possível pela maturidade técnica, experiência e saber que o Centro tem vindo a recolher ao longo da sua existência e que, num contexto de crise, pretende facilitar uma intervenção de qualidade.

 

Duração: 2h30 por semana a 5h diárias 

Idades: A partir dos 18 meses

 

Intervenção para jovens e adultos

Muitos adolescentes e adultos com Autismo também precisam da intervenção que irá promover melhoria da qualidade de vida. Algumas destas pessoas apenas encontram o seu diagnóstico numa fase mais avançada, o que não lhes permitiu o acesso à intervenção precoce.

 

Os desafios da adolescência e vida adulta são diferentes dos desafios que se colocam às crianças. A pesquisa científica não é tão intensa, o que torna mais difícil compreender quais são os métodos de intervenção mais eficazes. Para além dos aspetos técnicos, a sociedade está menos sensibilizada e os acessos ao suporte de que necessitam é menor.

 

Na vida do adolescente, a interação social torna-se mais intensa e mais importante; na vida adulta, a empregabilidade é um fator importante para a qualidade de vida e o mercado de trabalho atual nem sempre está preparado para receber estes adultos.

 

Os principais objetivos a alcançar estão relacionados com a autonomia e vivência na comunidade. O ensino processa-se por isso muitas vezes em grupo e na comunidade, realizando-se atividades de auto-ajuda como ir às compras, usar transportes públicos, atividades de tempos livres, atividades da vida dária, entre outros. No entanto, o plano será sempre personalizado e pensado para cada indivíduo de acordo com as suas próprias necessidades.

 

Ao ensinar e desenvolver estas competências estamos a dotoar nos nossos adolescentes e adultos de autonomia para serem parte integrante da sociedade, contribuindo não só para que sejam indivíduos socialmente produtivos mas tammbém para que sejam pessoas mais felizes.

 

Duração: A partir de 16h semanais

Locais:

  • Margem Sul

    • Ludoteca da Costa da Caparica

  • Porto

    • Centro Social da Paróquia da Nossa Senhora da Conceição

Programas complementares

In School e In Home

Os Programas In School e In Home são sobretudo programas complementares aos mais intensivos. Os Programa In Home e In School visam complementar os programas intensivos com a ida de um técnico a casa da criança ou à escola, dando continuidade ao trabalho realizado no Centro. Podem também ser desenvolvidos de forma autónoma ao trabalho em Centro. É também elaborado um Plano de Intervenção, juntamente com os Pais, de modo a serem apuradas as principais competências a adquirir.

 

Na escola implementa-se também o Programa Shadowing que tem como principal objectivo a Transição/Integração da criança para o ensino regular. O Técnico acompanha a criança durante toda a sua rotina, sendo o facilitador da comunicação e interação social entre pares. A Terapia é de 1 para 1, sendo progressivamente afastado o papel do adulto (técnico) como facilitador passando a ter esse papel o próprio meio que a rodeia.

 

Duração: até 40h/semana

 

Férias terapeuticas

As férias terapêuticas são um programa de intervenção ABA que se realiza durante as férias escolares do seu filho ou durante as suas férias. São uma forma de desfrutar as suas férias enquanto o seu filho se encontra em terapia, uma forma de dar continuidade à terapia que cessa em período de férias escolares ou ainda uma forma de enquadramento da terapia ABA para mais tarde iniciar uma terapia intensiva.

 

Duração: 4h a 8h por dia, 2 semanas a um mês

Local: EBI/JI Trafaria

Idades: a partir dos 18 meses

Capacidade máxima: 5 crianças

 

Saber mais...

ATL ABA

O Centro ABCReal na sua continuada tentativa de chegar a cada vez mais crianças e na sua missão de divulgar o Autismo e a sua possibilidade de tratamento, abre pela primeira vez na sua sala do Colégio Campo de Flores um ATL de enquadramento ABA.

 

Duração: 3h/dia a 6h/dia ou 15h/semana a 30h/semana

Locais: 

  • Margem sul

    • Colégio Um-Dó-Li-Tá

  • Porto

    • Centro Social da Paróquia da Nossa Senhora da Conceição

 


Última atualização: 30/08/2016