» SERVIÇO SOS AUTISMO

» REDES SOCIAIS

» O SEU DONATIVO

» PARCEIROS

» NOTICIAS

PECS

 

PECS é a abreviatura para, traduzindo em português, Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. Permite a pessoas com autismo e com poucas ou nenhumas capacidades de comunicação um meio de comunicar de forma não verbal tudo o que possa ser representado por figuras, desde pedidos a pensamentos.

 

O PECS foi criado e desenvolvido em 1984 por Andrew S. Brondy e Lori Frost com o objetio de fornecer uma forma alternativa de comunicação na intervenção do Autismo. O PECS consiste na troca de uma figura pelo objeto desejado. A figura é entregue ao "parceiro comunicativo" que deverá entregar o objeto. Estas figuras são coladas por Velcro num suporte, como um caderno ou dossiê, que a criança transporta consigo.

Para além da função comunicativa, este método ensina a descriminar figuras e a ordená-las em frases até à fase mais avançada onde se ensina a dar respostas a questões e a comentarários.

 

Vantagens do PECS

O PECS foi desenvolvido para ser facilmente usado por professores, educadores e pelas famílias. As vantagens que o PECS apresenta são:

  • Não exige material caro nem complexo;

  • Nao exige movimentos motores complexos;

  • Não exige um conhecimento técnico complexo, como por exemplo a linguagem gestual;

  • É aplicáel em qualquer idade e numa variedade de dificuldades cognitivas, comunicativas e físicas;

  • Ajuda a desenvolver a fala;

  • Diminui comportamentos desadequados e birras;

  • Estimula a iniciatica a abordar pessoas.

 

Fases do PECS

O PECS é composto por fases, fase I até à fase VI, onde se vai progredido gradualmente na forma de comunicação.

 

Fase

Descrição  

Fase I
Como comunicar

O aluno aprende a trocar uma figura por um objeto ou atividade que deseja

Fase II
Distância e persistênciar

Continuando com uma única figura, o aluno aprende a generalizar a competência aprendida na primeira dase para usar em diferentes locais, com diferentes pessoas e a diferentes destâncias. São também ensinados a ser comunicadores mais persistentes.

Fase III
Descriminação de figuras

Os alunos aprendem a selecionar de duas ou mais figuras disponíveis a figura para perguntar pelo seu objeto favorito. As figuras são colocadas no livro de comunicação, um suporte com bandas de Velcro que contêm as figuras e que sao facilmente removíveis para estabelecer comunicação.

Fase IV
Estrutura de frases

Os alunos aprendem a selecionar de duas ou mais figuras disponíveis a figura para perguntar pelo seu objeto favorito. As figuras são colocadas no livro de comunicação, um suporte com bandas de Velcro que contêm as figuras e que sao facilmente removíveis para estabelecer comunicação.
O aluno aprende a expandir as frases, ao adicionar adjetivos, verbos e preposições.

Fase V
Responder a questões

O aluno aprende a usar o PECS para responder à questão "O eu é isto?"

Fase VI
Responder a questões

Nesta fase os alunos aprendem a comentar em resposta a questões como "O que estás a ver?", "O que estás a ouvir?" e "O que é isso?". Aprendem a construir frases começando por "Eu vejo...", "Eu ouço...", "Isto é...", etc.